ELEm- Encuentros Latinoamericanos de Etnomatemática, Primer Encuentro Latinoamericano de Etnomatemática- ELEm 1

Por defecto: 
Etnomatemática e Jogos Digitais: um estudo acerca da forma de vida digital
Tatiane Cristine Bernstein, Ieda Maria Giongo, Márcia Jussara Hepp Rehfeldt

Última modificación: 2016-05-22

Resumen


O presente trabalho relata uma prática pedagógica investigativa realizada com duas turmas de 4º ano do Ensino Fundamental, em duas escolas públicas, localizadas no Vale do Taquari/Rio Grande do Sul/Brasil e, parceiras ao projeto “Estratégias metodológicas visando à inovação e reorganização curricular no campo da Educação Matemática no Ensino Fundamental”, vinculado ao Observatório da Educação. O cerne de tal prática pedagógica são os jogos digitais, estando ancorada teoricamente no campo da Etnomatemática, com o intuito de investigar os jogos de linguagem matemáticos que emergem na forma de vida digital. A análise, preliminar, revela que os alunos, ao operarem estes jogos, fizeram uso de jogos de linguagem matemáticos usualmente presentes na Matemática Escolar.


Palabras clave


Etnomatemática; Jogos Digitais; Prática Pedagógica

Citas


D’ AMBROSIO, Ubiratan. Etnomatemática: elo entre as tradições e a modernidade. 5. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.

 

KNIJNIK, Gelsa. Itinerários da Etnomatemática: questões e desafios sobre o cultural, o social e o político na educação matemática. In: KNIJNIK, Gelsa; WANDERER, Fernanda; OLIVEIRA, Cláudio J. de (Orgs.). Etnomatemática, currículo e formação de professores. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2004. p. 19-38.

 

KNIJNIK, Gelsa; WANDERER, Fernanda; GIONGO, Ieda M.; DUARTE, Claudia G. Etnomatemática em movimento. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013.

 

THIESEN, Juares da S. Tempos e espaços na organização curricular: uma reflexão sobre a dinâmica dos processos escolares. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 27, n. 01, p. 241-260, abr. 2011.


Se necesita una cuenta en este sitio para poder ver los documentos. Haga clic aquí para crear una cuenta.