ELEm- Encuentros Latinoamericanos de Etnomatemática, Primer Encuentro Latinoamericano de Etnomatemática- ELEm 1

Por defecto: 
Professora, vamos embora, senão daqui a pouco eu vou gostar de Matemática
Ieda Maria Giongo, Adriana Vanessa Fell Malmann

Última modificación: 2016-05-15

Resumen


Resumo: Este trabalho envolve resultados de uma dissertação desenvolvida no Centro Universitário UNIVATES, seu objetivo de pesquisa consistiu em examinar a partir de uma prática pedagógica investigativa, junto a um grupo de alunos do Ensino Médio Politécnico, aspectos referentes à regularização fundiária e a matemática no município de Fazenda Vilanova, a partir de uma perspectiva etnomatemática. A pesquisa realizada teve de cunho qualitativo e utilizou como materiais de análise: gravações, transcrições destas, registros fotográficos e escritos, elaborados pelos discentes, além de anotações e observações da professora mestranda, em um caderno de campo, durante o trabalho realizado. O referencial teórico aborda a perspectiva etnomatemática. A análise realizada aponta que a história de Fazenda Vilanova evidencia que as terras eram medidas e negociadas de acordo com suas necessidades, ademais a prática pedagógica alicerçada pela etnomatemática, favorece outros modos de ensinar e aprender Matemática.


Palabras clave


Etnomatemática; Regularização Fundiária; Culturas

Citas


BRASIL. Lei nº 11.977 de 7 de julho de 2009. Programa Minha Casa, Minha Vida. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2009/lei/l11977.htm>. Acesso em: 13 ago. 2014.

COSTA, M. V. (2007). Uma agenda para jovens pesquisadores. Caminhos investigativos II: Outros modos de pensar e fazer pesquisa em educação (pp. 139-153). In: ______. 2. ed. Rio de Janeiro: Lamparina.

 

Knijnik, G., Wanderer F., Giongo, I. M., & Duarte, C. G. (2012). Etnomatemática em movimento. Belo Horizonte: Autêntica.


Se necesita una cuenta en este sitio para poder ver los documentos. Haga clic aquí para crear una cuenta.